sempes2016 | Seminário no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada

22 Fev 2016

A Investigação na Construção da Profissionalidade Docente_
sempes2016

A Comissão Organizadora do Seminário no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada dos mestrados que habilitam para a docência (sempes2016) convida-vos à participação neste evento que terá lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 17 e 18 de junho de 2016.

O sempes2016 dá continuidade ao Seminário realizado na Universidade de Évora, em junho de 2014, bem como aos dois Fóruns anteriores a este que tiveram lugar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em 2012 e 2014, e cuja finalidade se centrou no aprofundamento coletivo das questões relacionadas com a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e com a escrita do Relatório Final.

Subordinado ao tema A investigação na construção da profissionalidade docente, o sempes2016 destaca a dimensão investigativa da PES e do seu relatório, bem como o papel da supervisão na investigação dos futuros docentes sobre as suas práticas.

A estrutura do seminário assenta em duas conferências, um painel e três grupos de discussão. As conferências visam aprofundar a reflexão sobre a investigação dos futuros docentes relativamente à prática de ensino e o papel da supervisão nessa investigação. O painel procura alargar esta reflexão através de testemunhos apresentados por docentes da PES, orientadores cooperantes e recém-diplomados dos cursos que habilitam para a docência. Os grupos de discussão (GD) têm em vista a participação em debates sobre três problemáticas consideradas centrais no âmbito da temática do sempes2016, designadamente: GD1 – O papel da supervisão na investigação das práticas; GD2 – A investigação e a construção do conhecimento profissional; GD3 – O relatório da PES e a sua dimensão investigativa. Os diferentes GD funcionarão em paralelo sendo elaborada uma síntese conclusiva dos seus trabalhos na parte final do seminário.

A Comissão Organizadora convida à participação no seminário de coordenadores dos cursos de mestrado que habilitam para a docência, docentes da prática de ensino supervisionada, orientadores cooperantes de todos os níveis de ensino e representantes de associações pedagógicas e científicas de educadores de infância e de professores de todos os níveis de ensino e disciplinas.

O programa e demais informações poderão, em breve, ser consultados em www.ie.ulisboa.pt ou através do email do seminário: sempes2016@ie.ulisboa.pt.

A inscrição no sempes2016 é gratuita mas obrigatória, podendo ser realizada entre 15 de fevereiro e 5 de junho, através de formulário online que estará acessível em www.ie.ulisboa.pt

Na expectativa de grande adesão a este seminário, o qual pretende dar continuidade ao debate coletivo sobre a formação inicial para a docência, a Comissão Organizadora conta com a vossa viva e inestimável participação.

Cecília Galvão _ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Hélia Oliveira _ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa