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Ciências Sociais e Desenvolvimento de Competências Cidadãs

Reflexão a partir da prática

Curso de formação contínua de professores do ensino básico

 

Duração | 25 horas


Formadores

Alfredo Gomes Dias adias@eselx.ipl.pt
Maria João Hortas mjhortas@eselx.ipl.pt
 

Fundamentação

Em 2017-2019, o Ministério da Educação lançou novos documentos de orientação curricular, afirmando uma abordagem que apela ao desenvolvimento de competências no âmbito de uma formação dirigida para a Educação para a Cidadania (Global).

Entre estes documentos destacam-se:

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Aprendizagens Essenciais – Cidadania e Desenvolvimento

 

 

Bibliografia fundamental

Claudino, S. & Hortas, M. J. (2015). La enseñanza de la Geografia y de las Ciencias Sociales y la formación del professorado para la cuidadanía en Portugal. Perspectiva histórica, modelos, representaciones y desafios. In: B. Borghi; F. García-Pérez & O. Moreno-Fernández, (coords.), Novi Cives Cittadini dall’Infanzia in Poi (pp. 173-190). Bologna: Pàtron Editore.

Council of Europe (2016). Competences for Democratic Culture. Living together as equals in culturally diverse democratic societies. Strasbourg: Council of Europe.

Dias, A. & Hortas, M. J. (2020). Educação para a Cidadania em Portugal. Revista Espaço do Currículo, 13 (2), 176-190.

Hortas, M. J. & Dias, A. (2020). Educação para a Cidadania Global: formação de professores na Escola Superior de Educação de Lisboa. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, 7, 45-63.

Pagès, J. (2012). Las competencias ciudadanas, una finalidad de la enseñanza de la historia. En S. Plá, X. Rodríguez Ledesma y V. Gómez Gerardo, Miradas diversas a la enseñanza de la historia (pp. 19-66). México: Universidad Pedagógica Nacional. Recuperado en abril de 2016, de https://www.academia.edu/people/search?utf8=%E2%9C%93yq=Las+competencias+ciudadanas%2C+una+finalidad+de+la+ense%C3%B1anza+de+la+historia.

Pagès, J. & Santisteban, A.  (coords.) (2011). Les qüestions socialment vives i l’ensenyament de les ciències socials. Barcelona: Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona. Col. Documents, 97.

Santisteban, A. (2012). La investigación sobre el desarrollo de la competencia social e ciudadana para una participación crítica. In Nicolás de Alba Fernández; Francisco García Pérez & Antoni Santisteban Fernández (coords.), Educar para la participación ciudadana en la enseñanza de las Ciencias Sociales (pp. 277-286). Sevilla: Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales, Díada Editores, S. L.

Swee-Hin, T.; Shaw, G. & Padilla, D. (2017). Global Citizenship Education. A guide for policymakers. Seul: Asia-Pacific Centre of Education for International Understanding.

Zubero, I. (2012). Problemas del mundo, movimientos sociales y participación ciudadana. In Nicolás de Alba Fernández; Francisco García Pérez & Antoni Santisteban Fernández (coords.), Educar para la participación ciudadana en la enseñanza de las Ciencias Sociales (pp. 19-36). Sevilla: Asociación Universitaria de Profesorado

As atividades práticas relacionadas com a conceção e implementação de processos avaliativos incidirão sobre projetos que se encontram a ser implementados nas escolas dos formandos, de forma a garantir a contextualização da ação de formação.
 

Regime de avaliação dos formandos

Avaliação de acordo com o Art.º 46.º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008.
Os formandos serão avaliados através da sua participação nas atividades propostas, quer através das suas intervenções orais, quer escritas.

Participação oral ao longo das sessões. Trabalho individual: reflexão escrita a realizar na última sessão.
  • Metodologia investigativa (pesquisa de informação).
  • Metodologia construtivista (construção de materiais e instrumentos de avaliação de práticas de ensino no âmbito da Educação para a Cidadania Democrática).

Metodologias de realização da ação

A ação de formação “Ciências Sociais e Desenvolvimento de Competências Cidadãs – reflexão a partir da prática” desenvolver-se-á recorrendo às seguintes metodologias formativas:

Metodologia expositiva (conteúdos e conceitos). Metodologia participativa (momentos de debate e reflexão).

Conteúdos da ação

Introdução Sociedade e democracia: que sociedade? que democracia? Currículo: políticas e práticas. Competências para uma Cultura da Democracia. Ciências Sociais e ensino básico: que História? que Geografia? Análise crítica dos documentos orientadores do currículo no domínio da educação para a cidadania. Competências cidadãs e prática docente. Educação para a cidadania e questões sociais relevantes. Cidadania e a centralidade dos alunos no processo de ensino e aprendizagem Meio local enquanto recurso para o desenvolvimento das competências cidadãs. Avaliação de competências para a cidadania.
 

A criação desta nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento implica disponibilizar formação aos docentes nesta área nova do currículo. Esta Ação de Formação pretende ser um contributo neste sentido.


Objetivos

A. Analisar criticamente os currículos do ensino básico e secundário, na perspetiva do desenvolvimento de competências para uma cidadania democrática. B. Identificar as Competências para uma Cidadania Democrática, no quadro de referências proposto pela Comissão Europeia. C. Refletir sobre as práticas de ensino mais adequadas para o desenvolvimento das Competências para uma Cidadania Democrática.
 
Sociedade, Cultura e Território

Uma experiência de formação em CCD

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