Passar para o conteúdo principal

O CIED e os ODS

Os ODS foram estabelecidos pelas Nações Unidas, em 2015, no contexto da Agenda 2030, que se tornou num Acordo Global para enfrentar os desafios sociais, económicos e ambientais, visando erradicar a pobreza e a fome e alcançar uma educação e saúde de qualidade, a inclusão e igualdade, a sustentabilidade ambiental, a paz e a justiça social.

Sistematizando, e de acordo com o indicado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável Austrália/Pacífico, as Instituições de Ensino Superior contribuem para os ODS em quatro grandes áreas de atividade: investigação; educação; gestão e governança; liderança social.

O CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos em Educação) centra a sua ação na interface entre a investigação e a educação.  O CIED integra atividades de inovação e investigação sobre os ODS, assim como de capacitação para as mesmas. No CIED, a educação para o desenvolvimento sustentável e a preparação para o trabalho de implementação dos ODS (nas suas vertentes centradas nas pessoas, nas comunidades e no ambiente) desenvolvem-se em contextos educativos (formais e não formais) e artísticos.

Numa primeira fase da política das IES para os ODS, importa identificar as atividades existentes nesse âmbito, dando uma noção do seu impacto e uma visão para as suas ações. A ação global do CIED centra-se no ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo que contribui para o ODS 4, de forma integrada com a prossecução dos ODS 1 (“Erradicação da pobreza”), 3 (“Saúde e bem-estar”), 5 (“Igualdade de género”), 10 (“Redução das desigualdades”), 16 (“Paz, justiça e instituições eficazes”), relacionados com o bem-estar, a inclusão e a justiça. Os ODS 6 (Água potável e saneamento), 7 (“Energia limpa e acessível”), 12 (“Consumo e produção responsáveis”), 13 (“Ação contra a mudança global do clima”), 14 (“Vida na água”), 15 (“Vida terrestre”), relacionados com a sustentabilidade ambiental, são frequentemente trabalhados nas atividades de investigação e educação em artes e design, currículo e didáticas e educação em desenvolvimento na ESELx. Para além do exposto, as 3 linhas de investigação do CIED vão ao encontro dos/as seguintes ODS/Metas:

  • Linha de Investigação Artes e Design: ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo de salientar a importância da cultura, que inclui as artes, para a Educação para o desenvolvimento sustentável); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), realçando-se a Meta 3 (Aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países) e 4 (Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo).
  • Linha de Investigação Currículo e Didáticas: ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo de salientar as Metas 1 e 2, especificamente no que se refere ao acesso livre, equitativo e de qualidade à educação (desde a 1ª fase da infância ao Ensino Secundário), com resultados relevantes de desenvolvimento e aprendizagens;
  • Linha de Investigação Educação e Desenvolvimento: ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo de salientar as Metas 1 e 2, especificamente no que se refere ao acesso livre, equitativo e de qualidade à educação (desde a 1ª fase da infância ao Ensino Secundário), com resultados relevantes de desenvolvimento e aprendizagens, assim como a Meta 4 que visa aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo; ODS 5 (Igualdade de género) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Atualmente, o CIED enquadra vários projetos de investigação, centrados no ODS 4 (Educação de Qualidade), mas que também contribuem para outros ODS, como o ODS 10 (“Redução das desigualdades”), 16 (“Paz, justiça e instituições eficazes”), 11 (“Cidades e Comunidades Sustentáveis”), 13 (“Ação contra a mudança global do clima”) e 15 (“Vida terrestre”).

Video file
Professora Maria João Silva, Coordenadora do CIED - Enquadramento e convite à apresentação de testemunhos sobre contributos para os ODS

 

Com este vídeo, endereçamos um convite à Escola, e às Coordenações de Projetos e de Cursos em especial, para a publicação dos vossos contributos na galeria ODS do espaço virtual do CIED. 

 

Video file
Professores Pedro Sarreira e Nuno Melo, Coordenador e Co-Coordenador do Programa Eco_Escolas ESELx


 

Contributos dos cursos para os ODS
 

Curso ASC Cursos AVT Curso EB capa LMAC Curso MCN Curso PHGP Curso AE Curso DLP

Consultar

Consultar

Consultar

Consultar

Consultar 

Consultar 

Consultar

Consultar

 

Curso EA Curso EE Curso ESIC Curso AH Curso DPIE Curso PI

Consultar 

Consultar 

Consultar 

Consultar 

Consultar 

Consultar