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O CIED e os ODS

Os ODS foram estabelecidos pelas Nações Unidas, em 2015, no contexto da Agenda 2030, que se tornou num Acordo Global para enfrentar os desafios sociais, económicos e ambientais, visando erradicar a pobreza e a fome e alcançar uma educação e saúde de qualidade, a inclusão e igualdade, a sustentabilidade ambiental, a paz e a justiça social.

Sistematizando, e de acordo com o indicado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável Austrália/Pacífico, as Instituições de Ensino Superior contribuem para os ODS em quatro grandes áreas de atividade: investigação; educação; gestão e governança; liderança social.

O CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos em Educação) centra a sua ação na interface entre a investigação e a educação.  O CIED integra atividades de inovação e investigação sobre os ODS, assim como de capacitação para as mesmas. No CIED, a educação para o desenvolvimento sustentável e a preparação para o trabalho de implementação dos ODS (nas suas vertentes centradas nas pessoas, nas comunidades e no ambiente) desenvolvem-se em contextos educativos (formais e não formais) e artísticos.

Numa primeira fase da política das IES para os ODS, importa identificar as atividades existentes nesse âmbito, dando uma noção do seu impacto e uma visão para as suas ações. A ação global do CIED centra-se no ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo que contribui para o ODS 4, de forma integrada com a prossecução dos ODS 1 (“Erradicação da pobreza”), 3 (“Saúde e bem-estar”), 5 (“Igualdade de género”), 10 (“Redução das desigualdades”), 16 (“Paz, justiça e instituições eficazes”), relacionados com o bem-estar, a inclusão e a justiça. Os ODS 6 (Água potável e saneamento), 7 (“Energia limpa e acessível”), 12 (“Consumo e produção responsáveis”), 13 (“Ação contra a mudança global do clima”), 14 (“Vida na água”), 15 (“Vida terrestre”), relacionados com a sustentabilidade ambiental, são frequentemente trabalhados nas atividades de investigação e educação em artes e design, currículo e didáticas e educação em desenvolvimento na ESELx. Para além do exposto, as 3 linhas de investigação do CIED vão ao encontro dos/as seguintes ODS/Metas:

  • Linha de Investigação Artes e Design: ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo de salientar a importância da cultura, que inclui as artes, para a Educação para o desenvolvimento sustentável); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), realçando-se a Meta 3 (Aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países) e 4 (Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo).
  • Linha de Investigação Currículo e Didáticas: ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo de salientar as Metas 1 e 2, especificamente no que se refere ao acesso livre, equitativo e de qualidade à educação (desde a 1ª fase da infância ao Ensino Secundário), com resultados relevantes de desenvolvimento e aprendizagens;
  • Linha de Investigação Educação e Desenvolvimento: ODS 4 (Educação de Qualidade), sendo de salientar as Metas 1 e 2, especificamente no que se refere ao acesso livre, equitativo e de qualidade à educação (desde a 1ª fase da infância ao Ensino Secundário), com resultados relevantes de desenvolvimento e aprendizagens, assim como a Meta 4 que visa aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo; ODS 5 (Igualdade de género) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Atualmente, o CIED enquadra vários projetos de investigação, centrados no ODS 4 (Educação de Qualidade), mas que também contribuem para outros ODS, como o ODS 10 (“Redução das desigualdades”), 16 (“Paz, justiça e instituições eficazes”), 11 (“Cidades e Comunidades Sustentáveis”), 13 (“Ação contra a mudança global do clima”) e 15 (“Vida terrestre”).

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Professora Maria João Silva, Coordenadora do CIED - Enquadramento e convite à apresentação de testemunhos sobre contributos para os ODS

 

Com este vídeo, endereçamos um convite à Escola, e às Coordenações de Projetos e de Cursos em especial, para a publicação dos vossos contributos na galeria ODS do espaço virtual do CIED. 

 

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Professores Pedro Sarreira e Nuno Melo, Coordenador e Co-Coordenador do Programa Eco_Escolas ESELx